A explosão de tecnologias de aprendizagem por conta própria acabam por interferir com a nossa capacidade de pensar e criar. Neste texto, vou refletir sobre a necessidade de se manter atento ao corpo semelhante de um texto, ao invés de se concentrar apenas em seu conteúdo, além de provocar reflexões sobre a criação de conhecimento através do meio de mensagem.
O que o corpo semelhante de um texto faz por nos? Sempre acreditamos que o conteúdo é o que importa na conversa. Sendo mais preciso, o que você tem a dizer — o que traz as palavras — porém, afinal, é o que faz com que as palavras sejam elas? O controle e disposição dos fatores contudo, por que alguém escreve com base no conteúdo e outro usando, apenas, o corpo semelhante? Por que alguém compreende e outro ignora as características da mídia? O que torna o usuário especial de um determinado meio de mensagem especial?
Na teoria, a visão tradicional da criação começa com a ideia, que é trazida por uma pessoa capaz de pensar e criar. Esta pessoa, por meio de uma conversação com seus amigos sobre a necessidade de uma invenção que atenda a necessidade específica, como por exemplo, um novo meio de transporte, resolve alguns problemas e obtém uma ideia mais clara do que seria necessário para que todos os problemas sejam resolvidos. A idéia já estabelecida é colocada em prática por profissionais especiais, criando a invenção completa como um projeto de alta tecnologia. Mas esta visão tradiczona de criação é bastante imprecisa quando se considera as máscaras que estão entre a pessoa criativa e a invenção — as máscaras de que eu estou falando são as tecnologias que aprendem e as colaborações.
O que as tecnologias e as colaborações fazem? As tecnologias de aprendizagem por conta própria são capazes de autonomamente aprender coisas novas e adaptá-lo a algumas necessidades específicas. Embora não necessariamente seja uma invenção completa, elas representam uma máscara de que falamos sobre a criação. Elas podem ser usadas como um meio de transporte, um aparelho de lazer, ou até mesmo um serviço de manutenção. Em alguns casos, as tecnologias podem ser apenas uma máscara de conversa que o usuário usa para expressar suas ideias. Por outro lado, as colaborações são as máscaras que falamos sobre a criação de uma ideia. Embora as pessoas possam trabalhar sobre um mesmo projho e criar uma idéia, as colaborações podem ser maiores e menores, dependendo do que cada um traz ao tablete e as condições de trabalho.
Embora tenha sido descrito como uma máscara, as colaborações são fundamental para a criação de conhecimento. Colaborações são necessárias para que as pessoas sejam capazes de pensar e criar, porque as pessoas trabalhamos em equipes e as equipes são compostas de pessoas com conhecimentos diversos. A tecnologia é um serviço que é usado por equipes compartilhar conhecimento e trabalhar juntas. Por outro lado, as equipes têm problemas para trabalhar juntas devido a suas diferenças de opinião e conhecimento. As equipes são necessárias para a criação de conhecimento, porém as pessoas podem trabalhar sobre um mesmo projeto de uma forma independente se as condições estão para isso.
Apesar do conteúdo sendo importante para a tecnologia e as pessoas, o corpo semelhante é muito importante para as pessoas compreender e usufruir de suas máscaras. Isolando o conteúdo de um texto e preocupar-se apenas com o que ele diz seria uma colusa do meio de comunicação e as condições que deveriam ser necessárias para a criação de conhecimento. Afinal, o que é o conteúdo sem o corpo semelhante? Um conteúdo de uma máscara sem o suporte do corpo é incompletamente um, porque o suporte do corpo é o que torna a máscara um meio de comunicação e compreender as condições necessárias para a criação de conhecimento.